quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

REDE 7 = PIOR SERVIÇO

A CARRIS lançou com grande acção de propaganda aquilo a que chamou a segunda fase da REDE7.
No entanto, qual é a sua filosofia base: abandonar a sobreposição do transporte em autocarro onde existe rede do METRO.
Visto assim até pode parecer que tem lógica. Porém, se abandona o que normalmente se designa por rede larga, o que acontece à rede fina, ou seja, ao serviço onde não há metro?
Um exemplo ajudará a perceber.
Uma parte muito importante da população de Alfama tinha uma determinada oferta na paragem em frente à GNR, próximo da Alfândega. Como essa oferta foi significativamente reduzida porque agora existe o metropolitano. Mas como as estações são em Santa Apolónia e Terreiro do Paço as zonas intermédias sentem-se prejudicadas.
Os protestos que têm surgido não são por má vontade contra a CARRIS, são mesmo porque está a servir pior.

1 comentário:

LxP disse...

Pela primeira vez em muitos anos, o Restelo (à excepção da pequena área perto do CIF e logo com duas carreiras) passou a contar com transportes em serviço nocturno: o 714 para Outurela e Belém; o 727 para Caselas e Marques Pombal via São Bento. Adicionalmente, ambos passam pelo Hospital de São Francisco de Xavier. Pela primeira vez desde o início da rede da Madrugada, o Restelo foi contemplado com uma carreira que funciona ao longo de toda a noite, garantindo transportes ao longo das 24 horas por dia.

O bairro de Alfama e a estação de Santa Apolónia passaram a contar com transporte para o Saldanha e Entrecampos durante todo o dia pela carreira 745.

A Rua de São Bento e a Avenida Dom Carlos I passaram a ter serviço Nocturno.

Alfama e Sapadores viram o seu serviço nocturno reforçado com as carreiras 35 e 745.

Santos e Lapa passaram a ter transporte directo e frequente para as Amoreiras.

O Vale Escuro passou a ter serviço nocturno, uma antiga reivindicação!

A ligação entre Algés, Pedrouços e Ajuda passou a ser mais rápida e mais frequente com a nova carreira 729.

O Bairro da Serafina passou a ter transporte regular e frequente para a Estação de Campolide e mais frequência no transporte para o Marquês de Pombal e Restauradores, além de uma carreira para Sete Rios.

A nova carreira 701 permite a ligação de Sete Rios ao Campo de Ourique, dá serviço nocturno à Quinta dos Barros e liga Campo Grande à Estrada da Luz.

A carreira 781 passou a funcionar todos os dias da semana.

As carreiras da Infante Santo (720 e 738) foram reforçadas e com horários complementares entre si.

As ligações dos diferentes bairros de Chelas ao Metropolitano foram optimizadas pelas carreiras 755, 759 e 794, garantindo ligações mais rápidas.

Marvila encontra-se conectada com a escola do bairro da Madre Deus.

O Bairro Padre Cruz passou a estar ligado com o terminal do Colégio Militar ML todos os dias em período diurno.

A ponte Santa Apolónia ao Cais do Sodré foi imensamente reforçada com as carreiras 781, 28, 782 e 35 todas elas com mais viagens.

O percurso da carreira 27 acabou por ser reposto pela carreira 713.

A Lapa passou a ter mais viagens do 25 para a Baixa da cidade.

É isto pior serviço?